Front-end, Back-end e Full stack: O que são?

Quanto ao desenvolvimento de interfaces, você pode esperar mais foco no design, estilo e desafios de codificação para gerar interfaces versáteis e visualmente atraentes para os usuários. As bases de dados não-relacionais incluem MongoDB, Cassandra, Neo4j, e Redis. Esses são os nomes de produtos Curso de cientista de dados: garanta sua estabilidade no mercado de trabalho que um desenvolvedor backend examinaria ao implementar um banco de dados NoSQL. Ao contrário do formato de tabela estruturada de um banco de dados SQL, NoSQL, bancos de dados não-relacionais oferecem tecnologias avançadas para armazenar tudo, desde dados estruturados até dados não estruturados.

Outro tópico importante são as desvantagens de cada uma das etapas do desenvolvimento. Para o Front-End, que cria interfaces, a principal delas é pensar em uma grande variedade de plataformas. O mais importante, portanto, é entender que mesmo que haja alguma diferença na média salarial https://giroemipiau1.com.br/2023/12/27/bootcamp-de-programacao-o-que-e-e-quais-habilidades-voce-nao-precisa-ter/ para esses cargos, ambos são opções rentáveis e que oferecem remunerações semelhantes. Se você está pensando em ingressar em uma carreira de tecnologia, pode ser que tenha essa dúvida, e até mesmo que isso influencie na sua decisão por uma ou outra área do desenvolvimento.

Linguagens de backend

Já a parte do back-end é a que cuida dos bastidores, do funcionamento estrutural de uma página. Ou seja, gerencia o processamento e o envio de dados ao servidor e a conexão com o banco de dados. O front-end pode ser definido como a profissão que cuida da apresentação de um site. Domine React.js, a biblioteca líder de mercado para Front-End, desde os fundamentos em HTML, CSS e JavaScript até o uso de APIs e testes end-to-end, e desenvolva interfaces de sites e web apps eficientes e escaláveis.

Os sistemas de back-end armazenam arquivos em servidores diferentes ou em uma CDN. Cada usuário tem sua própria cópia de um aplicativo; portanto, o front-end não precisa lidar com problemas de simultaneidade. Desenvolvedores full-stack têm habilidades em desenvolvimento de front-end e back-end. Uma estratégia é armazenar arquivos em uma rede de entrega de conteúdo (CDN), que atua como intermediária entre o front-end e o back-end. Sempre que um usuário faz uma solicitação no front-end, a CDN verifica se os dados estão disponíveis e responde diretamente. Em uma abordagem de computação distribuída, os desenvolvedores podem dividir as tarefas de back-end em vários nós para que o back-end gerencie workloads intensivos em dados simultaneamente.

Relação com infraestrutura e segurança

Ter um site é essencial para todo tipo de negócio e, como dono ou gestor, você deve conhecer o que compõe cada parte dele, e isso inclui saber a diferença entre front-end e back-end. Ainda que pareçam termos de programação (e são), eles são muito importantes para a sua gestão de Marketing Digital. Crie uma conta agora mesmo para começar a desenvolver para front-end e back-end na AWS.

  • Suponha que as cargas de dados subam acima do que é oferecido pela máquina atual.
  • É muito comum que esse tipo de profissional desenvolva aplicações focadas em usabilidade, design e interação para que seja feito um trabalho estético que entregue modernidade e facilidade a quem usa o sistema.
  • Estas são as linguagens que a pessoa comum pensa quando qualquer tipo de desenvolvimento web é mencionado.
  • Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, orientada a objetos e muito utilizada em desenvolvimento de software, ciência de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina.
  • Se você planeja trabalhar no desenvolvimento de um site, você provavelmente quer saber quanto você poderia receber depois de obter um diploma ou passar por um programa de treinamento.
  • Em contrapartida, é muito comum que se esse profissional se especifique em apenas uma linguagem de programação, e isso pode ser limitante para quem está buscando vagas no mercado.

O front-end é a área do desenvolvimento web que cuida de toda a parte visual de um projeto, incluindo a estrutura do site, elementos, usabilidade externa, menus, páginas de captura, imagens e vídeos, entre outros aspectos. Tal como o nome sugere, o desenvolvimento front-end engloba a configuração e design de tudo o que os utilizadores web vêm num website ou aplicação. É o aspeto visual do trabalho que tendencialmente atrai os developers que têm um interesse especial por design gráfico.